Aula inaugural do Ciclo Básico de Formação Continuada supera 500 participantes

A noite desta segunda-feira (12) ficou marcada pela aula inaugural do Ciclo Básico de Formação Continuada aos operadores do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e Adolescente do Estado de Santa Catarina (SGDCA). Realizada pela Escola de Conselhos de Santa Catarina, a aula, transmitida ao vivo via YouTube, teve como tema “Desafios da prática e as transformações a partir da formação continuada do SGDCA” e foi assistida por mais de 500 participantes simultaneamente.

Em formato de mesa de debate, o encontro foi ministrado pelo professor Antonio José Angelo Motti, idealizador da primeira Escola de Conselhos do Brasil, na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Também contou com a participação de Cláudio Augusto Vieira, Secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, e de Eder Cristiano Viana, promotor do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (CIJE). A mesa foi mediada por Andrea Lohmeyer, Coordenadora Geral da Escola de Conselhos.

Ao longo da aula, os participantes puderam interagir com mensagens e dúvidas. Dentre os tópicos abordados, a caminhada histórica de criação das políticas públicas até a elaboração do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a operacionalização dos Conselhos Tutelares e de Direitos, foram apresentadas pelo professor Angelo Motti. A aula inaugural faz parte do cronograma do Ciclo Básico de Formação Continuada e ficará disponível no canal do YouTube da Escola de Conselhos.

Mesmo com o público-alvo composto por cursistas e tutores do Ciclo, o encontro foi aberto à toda comunidade, com emissão de certificado de 3h/aula de extensão pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para não-cursistas. O Ciclo Básico será realizado ao longo de 18 meses e atenderá a mais de 870 profissionais que atuam no Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente de municípios de portes pequeno e médio de Santa Catarina.

Acesse AQUI o material de apoio utilizado pelo professor Angelo Motti durante a aula.

Texto: Warley Alvarenga
Edição: Lynara Ojeda

Fonte: Comunicação Escola de Conselhos

Sobre nós

Capacitando profissionais para proteger e promover os direitos das crianças e adolescentes.

Nossas redes